quinta-feira, 6 de maio de 2010

UNS DIAS PARECE QUE TUDO ESTA A FUNCIONAR! OUTROS NEM POR ISSO!!!

A temperatura desceu, penso que agora sim o tempo esta de feição para quem esta a criar em pleno.O mês de Maio é o melhor mês de criação, penso ser este o mês do tudo ou nada, não posso dizer que as coisas estejam bem, mas melhoraram bastante em relação ás mortes embrionárias, e aos ovos brancos, mas os meus problemas não terminaram. Quem não tem algo de se queixar nesta altura do campeonato???
Se não tiver então é um sortudo!!!

Estou a pagar uma factura muito alta com iva incluido, de tantos erros que cometi apenas num só ano, não se pode facilitar meus amigos, muito menos confiar.
Não tenho desculpa possivel para tantas asneiras, pois já crio canários há mais de 20 anos, como tal não era para me deixar levar por emoções. Só espero que me sirva de emenda para anos futuros.

Era nestes momentos que gostava de ter uma câmara ligada on-line para verem como me sinto em certos dias, e verem como tudo tenho feito para dar a volta a uma situação bastante complicada, custa muito ter de eliminar canários, fora de serie que me nascem, crescem e depois alguns deles saltam dos ninhos, mas sem tamanho, porque não se desenvolveram por qualquer razão, como tal sou obrigado a mata-los e joga-los para o lixo, não há palavras para descrever o que sinto, há dias que as tristeza é tanta que não me apetece fazer mais nada."Mas não posso desanimar". Estou já praticamente vacinado, agora é só olhar para eles, se não me agradam por qualquer motivo, ou desconfio de algo, lixo. Morrer nos ovos, ou com 2 ou 3 dias, isso já nem ligo, já não me aquece nem me arrefece, custa é quando eles já estão empenados, e vemos a sua qualidade.

Sobraram-me alguns casais, que eu tinha na garagem onde tenho as voadeiras, e que entretanto levei para a garagem de criação, para fazer uma limpeza geral ás voadeiras, e desinfecção antes de lhes meter os novos canários nascidos em 2010.
Não é que estão todos os casais com 3 a 4 filhotes por ninho. Isto quer dizer que o problema esta em alguns canários do meu novo canaril, onde tudo é novo a estrear, como tal o problema só podia ter vindo de fora. Assim que a criação terminar vão todos os canários para as voadeiras, e vou fazer uma lavagem a todas as gaiolas e instalações, e uma desinfeção geral com o produto "Virkon S", fechando a garagem pelo menos durante 8 dias sem lá entrar, com o produto recomendado pelo SrºFernando Engrácio de Beja, o "Virkon S". Não me perguntem o que é porque nunca dei, fui á net e pesquisei. Façam o mesmo.

Já dei a volta á minha mulher, vou meter gaiolas de exposição numa das minhas marquises em casa, para que quando comprar um canário, ou todos aqueles que leve a expor vão para lá durante o tempo que eu achar necessário, fazendo-lhe os respectivos tratamentos preventivos até os poder levar de volta novamente para o canaril. Fazendo aquilo que nós chamamos de quarentena.

Neste momento estão os ovos praticamente todos galados, e estão a eclodir na perfeição, vamos ver como vai ser quando tiverem 20 dias. Mesmo com todas estas contrariedades tenho neste momento 250 canários anilhados, e já bastantes a comer sozinhos. Agora tenho a maioria das minhas fêmeas a chocar ovos para a 2ªcriação.

4 comentários:

gato pirata disse...

Sr.Faisca tem de pensar positivo e para o ano de certeza que ira correr melhor. por exemplo o casal que eu tenho aqui em casa de canarios, meto algodao e eles nem fazem ninho e ja vamos em maio

Carlos Faisca disse...

Boa tarde gato

Se eu não pensase positivo já tinha acabado com os canarios há anos.
Para o ano como estou a pensar não adquirir canarios, espero que me corra melhor.
Um abraço
Carlos Faisca

José Brás disse...

Amigo Faisca sigo com atenção os seus comentários quer seja aqui quer seja no Fórum Canaricultura Tuga, o Sr. é para mim uma referência neste mundo dos canários, acredito que o meu amigo irá dar a volta ao assunto, não vale a pena dizer-lhe que não pode desanimar porque um criador como o Sr. de certeza já teve muitas alegrias mas também muitas amarguras, já está vacinado, claro que custa sempre, entretanto quero dizer-lhe que sou administrador de um fórum era com muito orgulho e prazer que o gostava de convidar a visitar, canarilalmada, gostava ainda de lhe apresentar um produto que é o Virocid comercializado pela ZOOPAN que é excelente. Por fim vivo na Azambuja e espero ir passar férias ao Algarve em Agosto, mais propriamente em Quarteira, com isto quero dizer que adorava ver o seu canaril e as suas aves se isso for possível.

José Brás

http://www.zoopan.com/?info=produtos/3/21/236

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Bras

Duvido que na minha situação este ano, haja ainda volta a dar. Eu sinceramente não acredito. Não há milagres meu amigo. Piorar acredito, o contrario é que não.
Sinto-me incapaz de dar a volta ao que me esta a acontecer.
Vou tentar a ultima das hipoteses possiveis, e depois irei separar todos os reprodutores, e para o ano há mais. Não vale a pena insistir quando damos a volta a uma situação e aparece outra.

Agradeço o medicamento, mas já não dou mais nada, tenho uma encomenda feita do estrangeiro, mais por desespero de causa.
Na proxima semana vou tirar uma semana de ferias e dar o mesmo produto que dei há 10 anos atras, e que naquela altura me safou, só que tinha metade dos casais.

Se vier ao Algarve venha me visitar, faço gosto que todos os criadores me visitem.
Em relação ao Canaril Almada, eu ultimamente quase não tenho tempo para visitar o Canaricultura Tuga, que é o forum que eu costumo visitar, e escrever algo quando se proporciona.

Um abraço

Carlos Faisca